25/01/2013

Cardamomo



Nome científico é Elettaria cardamomum

São vagens que nascem numa árvore grande. Dentro dessas vagens de cor verde clara (planta da família do gengibre) há sementes de cor castanha escura até enegrecida com um aroma muito intenso, adocicado e picante.



Existem 3 tipos de cardamomo


Verde – o mais aromático, logo o melhor e mais procurado
Branco – Obtido por mergulho das capsulas em leite de cal
Preto – falso cardamomo, originário do Nepal, tem um leve sabor a canfora e nenhum interesse gastronomico.


A semente de cardamomo contém: proteína, água, óleo essencial, carbo-hidratos  e fibra.
Possui propriedades curativas, entre elas: anti-séptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante. Regula o metabolismo, ajuda a curar a artrite e é um bom suplemento para os diabéticos.


Conhecido desde a antiguidade, altura em que era queimado pelo seu agradável odor, foi usado pelos árabes pelas suas propriedades afrodisíacas e, pelos indianos para lutarem contra a obesidade.
Nos países asiáticos é utilizado para purificar o hálito (tem a capacidade de anular o odor do alho) mas também pelas suas propriedades desinfectantes e calmantes que o tornam um excelente aliado no combate à tosse e dores de garganta. Os romanos utilizavam-no para curar doenças urinárias, como descongestionante estomacal e para emagrecer, sim se não sabia ficou a saber, o cardamomo emagrece!
Tradicionalmente utilizado em pastelaria na Índia, os árabes usam-no para aromatizar o café, os asiáticos o chá e, é uma delícia com um bom chocolate quente!

O cardamomo verde entra na composição de variadas misturas de especiarias, a sós conjuga-se na perfeição com beringela, cenoura, courgette e pepino. No campo das carnes, é um casamento perfeito com borrego e aves, particularmente fraca e pato.
Perfuma também delicadamente doces e compotas, saladas de fruta e gelados de citrinos.


Muito utilizado em doces, molhos cremosos, licores, café, vinho quente, bolos, tortas, biscoitos, pudins, geleias e em preparações salgadas como pikles, sopas, carne de porco, fígado, peixes, saladas, massas, feijão , curry e outras massalas (mistura de temperos).

No Oriente Médio principalmente na culinária árabe. Usa-se em kibes, Arabian coffie entre outras preparações. O café com cardamomo é de sabor inconfundível e irresistível.

O café com cardamomo é muito usado principalmente pela sua influência na libido. Segundo a crença árabe o café tem a propriedade de baixar a libido e o cardamomo tem propriedades afrodisíacas que quando adicionadas ao café aumentaria a virilidade sem falar no gostinho irresistível que fica.




1 comentário:

  1. Oi Áurea,
    Muito interessante e informativo o texto sobre o cardamomo.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar