13/01/2013

Bolo de Cacau com Cobertura de Chocolate


Fiz este bolo especialmente para a festa de aniversário da Catarina do blogue" A Cozinha da Kinhas". Espero que a aniversariante goste.

Ingredientes:

Massa

250g de açúcar RAR
180g de manteiga à temperatura ambiente
5 ovos
230g de farinha
1 colher de sopa de cacau
manteiga e farinha q.b.

Creme de Chocolate

200g de tablete de chocolate
6 colheres de sopa de leite

Decoração

Palitos de chocolate
Fita de 1,5 mt  vermelha

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Bata bem o açúcar com a manteiga e junte as gemas, batendo sempre até ficar cremoso. Peneire a farinha com o fermento e o cacau e junte a manteiga ao preparado, mexendo bem. Bata as claras em castelo e envolva no preparado.
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta o preparado na mesma e leve a meio do forno a cozer, durante 40 minutos. Decorrido o tempo, desenforme e deixe arrefecer.
Prepare o creme de chocolate: parta o chocolate em pedaços e derreta-os em banho-maria, juntamente com o leite. Retire, deixe arrefecer um pouco e cubra o bolo com este creme. Coloque os palitos de chocolate a toda a volta e coloque a fita a toda a volta fazendo um lacinho.

Sabor exótico: No final da preparação da massa do bolo, adicione-lhe uma colher de sopa de gengibre fresco ralado.

28 comentários:

  1. Eu quero, eu quero, eu quero :)
    que pecado guloso :)
    Ficou magnífico e tem tudo de delicioso :) aprovadíssimo
    Ainda não sei o que vou fazer para a Catarina!!!
    Bjns e bom domingo amiga

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, doce Isabel!

      Ainda bem que gostas-te. Na festa dou-te uma fatia das grandes só para ti. Ok?

      Beijinhos e um excelente Domingo para ti e para toda a família;

      Aurea Sá

      Eliminar
  2. Adoro este tipo de bolos! São lindos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite!

      Obrigado.

      Beijinhos e bom Domingo;

      Aurea Sá

      Eliminar
  3. Olá, boa noite Susana!

    Obrigado.

    Beijinhos e um excelente Domingo;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  4. Tá lindo o bolinho de Kinha! Acho que vou levar p/ a festa dela umas bombinhas de chocolate. Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Que bolo lindo! De certeza agrada à aniversariante e a qualquer um! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Estou seduzido por este bolo. :D
    A aniversariante não tem como não gostar, fantástico trabalho.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ola, vim retribuir as visitinhas e os comentarios deixados lá no meu cantinho... nossa, chguei aqui e dei logo de caras com este bolo magnifico... excelente, adoro as dicas,,, enfim as receitas excelentes que apresentas uma verdadeira maravilha!!!

    Aposto que a Catarina Adorou!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Ola minha querida! Isto é que foi uma surpresa que me encheu o coracao! Adorei! Aceito dde bom grado a tua proposta e assim teremos 2 bolos de aniversario! O meu e o teu :-) beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia! Que bolo lindo me encantou!!
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Áurea,
    Belíssimo bolo, impossível alguém não gostar, está perfeito em beleza e sabor, adorei a adição de gengibre.
    Bom domingo, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Um bolo lindo e tenho a certeza que vou gostar.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Que lindo bolo,obrigada pela tua visita ao nosso blogue.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  13. Este bolo está pecaminoso!!!
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  14. Minha querida,

    Não só a aniversariante vai gostar, como decerto vai adorar bem como todos nós, os ilustres convidados ! :)))

    Ficou magnifico o bolinho, sendo de chocolate cá estou eu na primeira fila já com a boca cheia de água... :)))))

    Beijinhos, linda, resto de bom Domingo e bom início de semana !

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. ele esta 5* mt bem decorado adorei a decor mt bonita bjs bd

    ResponderEliminar
  16. Olá Aurea!
    Mais um bolo maravilhoso!!!
    Com toda a certeza que este bolo vai seduzir todos que comerem uma fatia...pena eu não puder comer nenhuma!!!mas também estou seduzida por esta delicia.

    Obrigada pelos comentários que me tem deixado; gosto muito da suas visitas.

    Beijinhos e uma boa semana. :)

    ResponderEliminar
  17. Que aspecto maravilhoso !
    Certamente uma delicia :)

    ResponderEliminar
  18. Ficou muito bonito, parabéns ;)...bjs

    ResponderEliminar
  19. Oi Aurea certamente que a Catarina irá gostar, ela merece.Ficou lindo seu bolo.
    Passei aqui para avisa-la de que te indiquei em um evento em meu blog, fique à vontade para aceitar ou recusar.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  20. Que delicia!!
    Eu iria adorar de certeza :)


    Bjs

    ResponderEliminar
  21. il est bien gourmand, j'adore
    bonne journée

    ResponderEliminar
  22. A Kinhas vai sentir-se muito honrada com tamanha beleza e delícia!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Olá, o bolo ficou tão bonito que de certo que vão adorar.

    ResponderEliminar
  24. Tao lindoooo!!! Como foi possível ter perdido a publicação deste belo bolinho??? Adorei,está mesmo lindo .
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  25. Lindo bolo, a Catarina merece.
    Beijossss

    ResponderEliminar