13/09/2012

Chutney de Maçã e Legumes



Chutney (termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), ou chetnim (termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia,  é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.


Ingredientes comuns em grande parte dos chutneys são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar mascavo, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.
Muitos dos chutneys vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.




RECEITA


Ingredientes:

Pimento vermelho
1 Pimento verde
2 maçãs reinetas
1 Beringela
1 Cebola
1 Alho
1 Tomate
2 colheres(sopa) de azeite
1 colheres(sopa) de manjericão
2 paus de canela
1 colher(sopa) de salsa
1 colher(sopa) de orégãos
2 colheres (sopa) de vinagre de sidra
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
1 colher(chá) de sal
1 colher(chá) de paprika
1 colher(chá) de gengibre
1 chávena de passas

Preparação:

Lavam-se os pimentos e grelham-se na boca do fogão. Quando os pimentos estiverem assados envolvem-se num pano e deixam-se assim durante alguns minutos. Retira-se a pele aos pimentos coma ajuda de um guardanapo para que não se queime.Corte-os em pedaços grandes, extraindo-lhes as sementes e as partes fibrosas. Reserva-se.
Aquece-se o azeite, juntando as cebolas picadas, os dentes de alho esmagados e as beringelas. Coze-se em lume brando até as beringelas ficarem douradas e a cebola transparente. Em seguida, adicionam-se os pimentos e os restantes ingredientes da receita, todos picados, não deixando de mexer com uma colher de pau até começar a ferver. Coloque o fogão no mínimo e deixe cozer durante 20 minutos. Mexa de vez em quando para que não se pegue.   Deixe cozinhar até que o chutney fique suficientemente espesso.

Dicas:
Pode colocar o chutney em frascos de vidro que se conserva durante muito tempo.
Sirva com queijos e fruta seca.



4 comentários:

  1. Hummm que delícia. Adorei.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Muito bom aspecto... sem dúvida!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bonita apresentação, ficou apelativo :D

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta combinação e adoro chutneys. Eu própria faço-os sempre que tenho oportunidade.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar