16/08/2012

Ostras



Os romanos descreveram as ostras como afrodisíacos no século II d.C. São ricas em zinco,
que está associado ao aumento da potência sexual no homem. (Uma outra hipótese é que a ostra se assemelha aos órgãos genitais femininos.). Recentemente, constatou-se que mexilhões, mariscos e ostras contêm ácido D-aspártico, e os compostos de NMDA (N-metil-D-aspartato) podem ser eficazes na liberação de hormonas sexuais como a testosterona e o estrogenio.

Os cientistas ainda não determinaram se há quantidade suficiente desses compostos nos frutos do mar para fazer alguma diferença.
O sabor desta entrada é muito particular. Ninguém espera uma mistura de ostra fresca (que tem iodo e água salgada) com águardente (cachaça), o delicado sabor do limão, o crocante da pimenta rosa e o gosto final de anis que vem do dill.

RECEITA


Ingredientes:

6 ostras
100 ml de águardente
1 limão (sumo e raspa)
1 ramo de endro fresco 
6 grãos de pimenta rosa
pimenta cayenna q.b.
pimenta do reino preta (moida na hora)
400g de sal marinho grosso


Preparação:

Abra as seis ostras e corte delicadamente o músculo que segura as conchas. Junte a cada ostra uma pitada de raspa de limão, sumo de limão, uma colher de aguardente, um grão de pimenta rosa, uma pitada de pimenta cayenna e uma ponta de raminho de endro. Finalize com pimenta moida na hora e deixe marinar durante 5 minutos.
Em cada prato, coloque o sal grosso(para suporte das ostras) e por cima dele, de uma das seis ostras.
Decore a gosto.


1 comentário:

  1. Olá amiga Áurea, eu assim nunca experimentei, devem ficar deliciosas! A foto ficou espectacular. Um bom fim de semana! Beijo grande.
    Ana

    ResponderEliminar